sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os Encantos da Caixinha Iluminada: Alceu Massini

Massini é provavelmente o maior colecionador de televisores do Brasil. Sua coleção ultrapassa os mil aparelhos

Os Encantos da Caixinha Iluminada
Alceu Massini

                                                                       Por: Hugo Kochenborger da Rosa

Por volta de 1980, os primeiros aparelhos de televisão surgidos no Brasil, já se encontravam tecnicamente inoperantes ou simplesmente abandonados pela própria obsolescência tecnológica.  Afinal, já estavam com 30 anos de uso, e nesse meio tempo muita coisa havia mudado.  Houve o advento do transistor e o conseqüente  desaparecimento das válvulas, as transmissões  outrora em preto e branco  passaram a ser em cores, etc..  Em Santo André, interior de São Paulo, não foi diferente. As pessoas iniciaram uma verdadeira  operação “bota fora”.  Vendo isso, o jovem Alceu Massini resolveu salvar o que podia da destruição eminente, afinal,  pensava ele: “Se todos os aparelhos forem descartados  que lembranças ficarão desses geniais dispositivos para as futuras gerações?”
Tudo começou com um velho televisor Invictus de 1956, que se encontrava “encostado” na garagem dos avós. Vendo-se em dificuldades para  encontrar um técnico que se dispusesse a colocar o aparelho em funcionamento novamente, o próprio Alceu iniciou de forma autodidata, aprendizagem em um velho livro de eletrônica valvulada.  Todo esse esforço obteve a merecida recompensa. O tempo passou, e hoje, Massini conta com uma coleção de mais de mil diferentes aparelhos de televisão, muitos deles em perfeitas condições de uso.
O proprio colecionador lembra que o irônicamente, o que um dia foi considerado objeto de descarte, hoje virou relíquia. Alem de raros, os históricos modelos de receptores televisivos,  estão supervalorizados.  Até mesmo porque, com o passar do tempo tornou-se cada vez mais difícil encontrar um equipamento desses por ai “dando sopa”, que dirá em perfeitas condições de uso.

Confira agora o bate-papo que o Insert Cultural levou com Alceu Massini:

Hugo -  Muitas pessoas colecionam algum tipo de objeto. Algumas discos, outras selos, outras ainda cartões telefônicos, automóveis, revistas, enfim..  As possibilidades são inúmeras.  E no seu caso,  o que o fez enveredar justamente pelo colecionismo de aparelhos de televisão antigos?

Alceu Massini (AL) - Começou de uma maneira espontânea, em 1982 encontrei abandonado o televisor que fez parte da minha infância e veio uma vontade de restaurá-lo, pois na época eu já tinha um vídeo cassete, e fiquei curioso em jogar imagens de séries antigas naquele televisor. Seria como que um resgate de uma época gostosa, de um mundo sem preocupações.

Hugo- Segundo a Revista Nosso Século, em 1950, primeiro ano de operação da televisão no Brasil, foram cadastrados 312 aparelhos. Você possui algum(ns) dos aparelhos dentre esses pioneiros a aparecerem no  Brasil? Em caso afirmativo, quais são eles?

AM- Dos 312, consegui salvar 13, inclusive os que participaram dos testes pré-inauguração da televisão no Brasil, como um RCA de 1949. Hoje tenho na coleção o monitor de estúdio original da câmera 3 da Tv Tupi, com certeza o primeiro beijo da televisão brasileira foi visto nele; uma verdadeira raridade, pois quase nada sobrou do estúdio original de 1950.

Combinado com rádio, vitrola e TV Philco USA 1954 e TV Zenith 1949 / FOTO COLEÇÃO ALCEU MASSINI

Hugo-  Qual a diferença  entre simplesmente consertar ou restaurar um equipamento como o de televisão por exemplo?
AM- Um conserto é mais rápido, porém novos defeitos virão, já numa restauração são trocados todos os capacitores e feita uma revisão geral para manter o aparelho em perfeito funcionamento.

Hugo-  Sabemos que sua relação com a televisão abrange um prisma mais voltado para o ângulo doméstico, ou seja, do telespectador. Mesmo assim, além desse monitor utilizado pela Rede Tupi por ocasião de sua inauguração,  existe em sua coleção mais algum aparelho de uso profissional utilizado pelas antigas emissoras?

AM- Além do monitor do estúdio original da Tupi, possuo ainda uma câmera Marconi Mark III que foi da Tv Excelsior.

Hugo-  Quais os modelos de aparelhos de TV  mais curiosos que fazem parte de sua coleção?

AM- O ícone Predicta, com sua tela giratória e muitos outros com design espacial (futurista para a época).

Televisores com design "espacial"ou "futurista"
Hugo-  Até que ponto os famosos “combinados” com rádio, eletrola e televisão em um único móvel alcançaram sucesso no mercado brasileiro dos anos 50 e 60?

AM- Tiveram um sucesso modesto, pois eram muito caros, só a elite tinha acesso. Tenho combinados na coleção que foram fabricados só 100.

Hugo-  Dentre as marcas de televisores antigos que existiram no mercado nacional nas primeiras duas décadas a partir do  advento do surgimento da televisão no Brasil, quais você mencionaria como mais importantes.

AM- Uma das que mais se destacou foi a Invictus, com muitos modelos inusitados, como um que possuía uma tampa com chave para acessar os controles; para evitar que crianças e até empregadas domésticas ligassem o aparelho sem autorização... (risos)

Hugo-  Um dos modelos de televisores de sua coleção, possui um curioso dispositivo de controle remoto por som. Como exatamente se processava o funcionamento desse equipamento de tecnologia tão singular?

AM- Antes do infravermelho foi usado um sistema por frequência sonora, o controle emitia um som e um motor dentro da tv fazia girar o seletor de canais.. Imaginem só.. (risos)

Hugo- Por que aos televisores de tubo redondo ou mesmo os ovais são tão raros, e porque exatamente essa  tecnologia que fazia parte dos modelos mais antigos, não teve continuidade em sua produção?

AM- Os tubos eram redondos por falta de tecnologia para fazer retangular, e também por problemas de deflexão; então se fazia uma máscara retangular na frente e estava tudo resolvido. Eles foram substituídos porque esses probleminhas pontuais foram sanados ou pelo menos amenizados com o aparecimento do formato tradicional utilizado durante muitos anos, e que hoje,  que com o advento das modernas Tvs widescreen, também já começa a desaparecer. Na ocasião era uma solução que permitia um melhor aproveitamento da imagem transmitida pelas emissoras do que os antigos formatos  redondos e ovais dos primeiros tempos.

Hugo-  Você foi convidado para expor parte de sua coleção no cerimonial do lançamento da televisão digital no Brasil. Como foi participar desse evento histórico?

AM- Foi maravilhoso, pois não pude estar na inauguração da televisão (em 1950 ainda não era nascido), pelo menos participei da segunda inauguração.

Televisor Johnson 1966

Hugo-  É verdade que a nem as próprias fabricas guardaram exemplares dos modelos de  televisores que produziram ao longo dos anos,  tanto que você chegou a locar aparelhos Philips para uma exposição que contou a história da própria Philips?

AM- Sim, praticamente nenhuma empresa se preocupou em preservar seus modelos. Hoje só a Semp tem um museu particular.

Hugo – Sintetize o que representa a televisão para o mundo
AM- No futuro a História Universal vai ser dividida em dois períodos distintos: Pré-televisão e pós-televisão. As gerações que conheceram o mundo sem tv já estão se extinguindo, e  em 30 anos não haverá mais ninguém que conheceu o mundo sem tv. Tudo mudou com a televisão, os costumes mudaram, a própria internet não passa de uma televisão interativa. Tudo é televisão!
Circulou  no caderno de cultura "Blitz" da rede de radios e jornais Diário da Manhã, encartado em comum  nos jornais de Passo Fundo, Carazinho e Erechim (RS), em 13.01.2012
*Todos os direitos reservados pelo autor. Proibida a reprodução total ou parcial deste artigo, sem prévia autorização do titular.,
                                                                                

4 comentários:

  1. Olá, gostaria de um auxílio para restaurar um televisor Colorado, modelo Iguaçú. Recentemente adquiri uma TV Colorado, muito depreciada, que pretendo reformar, mas não encontrei ninguém que tenha uma igual ou que possa me informar quem tenha. O modelo que tenho possui um emblema, visto a TV de frente, no lado superior esquerdo, com cores verde e amarelo. Preciso de algumas fotos de um modelo igual para poder reformar a minha TV. Se possível, gostaria de um apoio. Obrigado. (thiago.brummer@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo eu tenho uma tv da marca Solid State Philco 3d, mas estou procurando um cinescópio no modelo 23 f p4, 23c65m60-n, A59-15wx não consigo encontrar este cinescópio! Pode-me ajuda aguns de vocês? Obrigado . ( jorgelage-kirk1@hotmail.com ).

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Parabéns pela coleçao!!
    Onde eu posso ver os aprelhos e a historia de cada um deles?

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Gostaria do email do sr. Alceu Massini para fazer contato. O meu é at-docastelo@bol.com.br
    Grato.

    Docastelo

    ResponderExcluir